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CRESCIMENTO DO VAREJO BAIANO EM MARÇO FOI PUXADO PELAS VENDAS DOS SUPERMERCADOS

João Paulo - 08/05/2024 11:20

Em março, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) registraram aumentos nas vendas, frente ao mesmo mês de 2023. As vendas dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram o segundo aumento mais expressivo entre as atividades (19,5%) e foram, assim como nos dois meses anteriores, as que mais contribuíram para o avanço do varejo, na Bahia, em março.

O segmento teve o décimo avanço consecutivo e o maior para um mês de março desde o início da série histórica, em 2001. Crescendo pelo terceiro mês seguido, as vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (22,9%) apresentaram o maior aumento entre as atividades e exerceram a segunda principal influência positiva no desempenho do varejo baiano, em geral. O segmento reúne lojas de departamentos e grandes varejistas on-line. No acumulado nos últimos 12 meses, porém, o resultado é negativo (-4,3%).

Por outro lado, entre as 3 atividades que registraram quedas nas vendas frente a março de 2023, tecidos, vestuários e calçados (-16,5%) foi a que mais influenciou para segurar o avanço geral do varejo baiano, voltando a apresentar resultado negativo após dois meses em alta. Já o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (-37,9%) foi o que registrou a maior queda nas vendas em março, sendo a 2ª principal influência negativa para o indicador na Bahia. A atividade mostrou seu 14º resultado negativo consecutivo, recuando mês a mês há pouco mais de um ano, desde fevereiro de 2023.

Foto: Imagem de Aristal Branson por Pixabay

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