Nesta quarta-feira (8), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide o tamanho do corte na taxa básica de juros, a Selic, aom a possibilidade de divisão entre os membros. A recente alta do dólar e os juros altos nos Estados Unidos trouxeram a indefinição se os juros básicos, atualmente em 10,75% ao ano, serão reduzidos em 0,25 ou 0,5 ponto percentual.
Em sua última reunião, realizada no final de março, o Copom indicou unanimidade entre os diretores do BC e seu presidente, Roberto Campos Neto, em favor de um corte de 0,5 ponto percentual para esta reunião de maio. Contudo, a volatilidade nos mercados financeiros globais desde então turvou as expectativas.
Durante sua participação na reunião do G20, em abril, o presidente do BC destacou a dependência da decisão do Copom em relação ao grau de incerteza na economia mundial.
Conforme o mais recente boletim Focus, que compila as previsões de analistas de mercado, a expectativa é de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica. Anteriormente, a projeção apontava para um corte de 0,5 ponto. Para o encerramento do ano, a estimativa é de que a Selic alcance 9,63% ao ano.
Ao término do dia de hoje, o Copom anunciará sua decisão, marcando o sétimo corte desde agosto, quando a autoridade monetária suspendeu o ciclo de endurecimento da política monetária.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil