Na próxima quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um pacote com mais de 5.000 ônibus “verdes” e obras para favelas. A renovação de frota prevê a compra de ônibus elétricos e ou versões mais modernas que são até 18 vezes menos poluentes. As unidades terão ar condicionado e Wi-fi. O evento deve acontecer no Palácio do Planalto.
O governo chegou a prever que o anúncio dessas ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com foco na população de baixa renda ocorresse ainda em abril. As medidas buscam também melhorar a popularidade do governo, em baixa nas últimas pesquisas. Foram feitos ajustes no pacote, principalmente diante da alta demanda de prefeitos pelo dinheiro para compra de ônibus “verdes” – foi necessário ampliar os recursos para essa área.
“É um indicativo do governo federal no sentido de querer um transporte de qualidade mas um transporte limpo nas nossas cidades”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho, à TV Globo e g1. Ele participou da preparação do pacote.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades