sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

CONQUISTA: PREFEITURA SANCIONA LEI QUE INCLUI AÇÕES DO JANEIRO VERDE NO CALENDÁRIO MUNICIPAL

LUIZA SANTOS - 06/05/2024 15:53

O Governo Municipal sancionou e publicou no Diário Oficial do Município (DOM), na manhã desta segunda-feira (6), a Lei 2.889, de 6 de maio de 2024, que inclui no calendário de eventos do município, o Janeiro Verde, mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Além da prefeita Sheila Lemos, estavam presentes, entre outros, o médico oncologista, Renato Marinho, idealizador da campanha, em Vitória da Conquista, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior, autor do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, e o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues.

“A partir de agora, o Janeiro Verde, cujas ações começaram a ser realizadas em nossa cidade este ano, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade com atividades educativas e preventivas, vira Lei e passa a fazer parte do calendário oficial de Vitória da Conquista. Iniciamos hoje mais um passo para efetivação de políticas públicas voltadas à prevenção do câncer de colo de útero, e eu tenho certeza que já é um sucesso principalmente por se tratar de um projeto feito a várias mãos”, afirmou a gestora municipal.

Para o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, a educação com relação aos temas da saúde, a conscientização da população, é fundamental para o controle de doenças e endemias, como foi visto recentemente por meio do exemplo da dengue: “Quando a sociedade entende e contribui com a prevenção, é possível contornar mais facilmente. As escolas e as universidades também têm esse papel”.

De acordo com o oncologista Renato Marinho, o câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais afeta e mata mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Trata-se uma doença prevenível com o uso de preservativo e também com a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), disponível no SUS, para adolescentes a partir dos 9 anos.

Foto: Divulgação/Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.