terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

PROJETO ATELIÊ CRIATIVO LANÇA EDIÇÃO DE CURSO GRATUITO EM DIAS D’ÁVILA

João Paulo - 05/05/2024 10:00

Cerca de 60 pessoas serão capacitadas no curso de Design e Empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico, na nova edição do projeto Ateliê Criativo, este ano em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. O evento de lançamento foi realizado, na manhã desta quinta-feira (2/05), na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Parque Petrópolis, e contou com a presença da secretária de Educação do município, Jeane Cruz, além de diretores de escolas municipais e de alunos do curso.

Erenildes dos Santos, de 52 anos, uma das residentes de Dias d’Ávila que se inscreveram no curso, está animada com a expectativa de se qualificar para o mercado de trabalho. “Eu não sabia que o plástico era tão versátil, porque você pode transformar uma tampa, por exemplo, em muitas coisas, como colar, brinco, porta-copo, entre outras. Por isso, o projeto veio para melhorar a vida dos participantes e gerar renda. Quando você aprende, você tem a chance maior de conseguir um trabalho nessa área”, afirma.

Realizada pela Quest/Zeppelin, com patrocínio da Braskem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece o curso gratuito para pessoas a partir de 16 anos. Com carga horária de 192 horas distribuídas ao longo de oito meses, as aulas são realizadas duas vezes por semana, com turmas nos turnos matutino e vespertino. Durante as atividades, os participantes podem explorar as propriedades do plástico, sua cadeia de produção, os processos de reciclagem e reuso, produzindo objetos e peças de design de uso cotidiano e de interesse artístico. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho individual, como forma de avaliar seu aprendizado, que resultará em uma exposição pública na cidade.

Para a secretária de Educação de Dias d’Ávila, Jeane Cruz, é fundamental ressignificar o uso de materiais plásticos como frascos, recipientes e tampinhas. “Incentivar a reciclagem, a começar pela sala de aula e comunidade escolar, é o caminho para formarmos cidadãos conscientes da sua importância e participação na conservação da limpeza de espaços públicos, do uso racional dos recursos naturais, conservação do meio ambiente e até mesmo geração de renda para suas famílias”, afirma.

Já o gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Dias d’Ávila, João Grilo, considera o projeto como uma oportunidade para que os participantes aprendam mais sobre a reciclagem do plástico, sustentabilidade e geração de renda. “No Ateliê Criativo, o que era descartado em forma de lixo vira obra de arte, utensílios, brinquedos e outros objetos a partir da criatividade de cada participante do curso. Esses objetos criados, a partir da reciclagem, podem ser vendidos, gerando renda para os alunos”, ressalta João Grilo.

Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer de perto o laboratório onde as aulas serão ministradas. O espaço conta com ferramentas elétricas e manuais, além de máquinas como trituradora, injetora, prensa fria e forno elétrico de alta capacidade. Com esses equipamentos, será possível, por exemplo, transformar tampinhas plásticas em diversas peças, como porta-copos, banquinhos, chaveiros, fruteiras etc. “O espaço foi especialmente equipado para oferecer aos participantes aulas práticas, permitindo que, a partir do conhecimento adquirido, eles possam empreender e gerar renda por meio do conceito de economia circular”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Parceria com o Sebrae – Além da capacitação em design e reciclagem, o Ateliê Criativo oferece uma parceria estratégica com o Sebrae. A instituição promoverá um curso específico de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Sobre a Quest/Zeppelin

Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.