sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

BRT RECEBE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA FEITA EM HOMENAGEM A SALVADOR

Victoria Isabel - 02/05/2024 18:00

A cidade de Salvador recebeu, na última terça-feira (30), o primeiro mural artístico do BRT, uma parceria da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) com o Projeto MURAL – Pela Cidade. Intitulado “Somos Nós Essa Cidade”, o mural, feito pelos artistas de grafite soteropolitanos Eder Muniz, Monique e Dimak, traz inspirações na cultura, com referências às religiões de matriz africana e ao grafite na cidade.

O painel, localizado no final da Avenida Vasco da Gama, inicia com uma saudação a Exu, na intenção de abrir os caminhos, e a uma entidade que representa o rio e a mata ciliar, relembrando a existência do rio que corta a Avenida Vasco da Gama. O registro finaliza com saudação e homenagem à Iemanjá, devido à proximidade e conexão da região com o bairro do Rio Vermelho.

“A arte urbana é uma componente muito importante das cidades. Primeiro, é uma possibilidade que você tem de ampliar o diálogo da cultura com o dia a dia da população. É muito interessante porque as pessoas não escolhem ter esse contato – isso acontece naturalmente. Uma outra coisa é que visibiliza o trabalho de grandes artistas, quebra um pouco essa frieza do concreto e traz elementos identitários fortes que reforçam essa sensação de pertencimento da população com a cidade”, comentou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Homenagem – De acordo com a idealizadora do projeto Mural, Vanessa Vieira, a iniciativa faz uma homenagem a Salvador e ao seu povo. “A ideia é levar mais cor e inspiração para o dia a dia das pessoas, e que a população da cidade se identifique nos murais artísticos pintados”, declarou.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.