Foi grande a movimentação no Farol da Barra, em Salvador, nesta quarta-feira (1º). O local sedia uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador. Apresentações musicais, aulão aeróbico e corrida, além de outros serviços oferecidos por secretarias do Estado, como a Caravana do Lazer com atividades lúdicas e equipamentos recreativos para crianças, o SineBahia Móvel, informações de programas da Educação, vacinação e apresentações musicais. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, destacou a importância de ações e o diálogo constantes com as centrais sindicais como em reconhecimento aos trabalhadores.
“Viva o 1º de maio! E a relevância de ações como essa, que o Governo do Estado também mantém diálogos com as centrais sindicais. Esse diálogo é fundamental. Essa relação de parceria e de escuta por parte do nosso Governo gera esse exemplo aqui hoje”, enfatizou o vice-governador.
Com o mar do Farol da Barra como cenário, os exercícios de ginástica e alongamento contaram com grande participação do público. O foco é manter a saúde. “É uma forma de incentivar a cuidar da saúde e nada melhor do que incentivar mostrando a multidão que estava aqui, como é bom fazer parte de atividades físicas”, ressaltou a trabalhadora Valdirene Passos. Uma corrida de cinco quilômetros, partindo do Farol da Barra em direção ao bairro Ondina, também foi realizada. A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) disponibilizou mil camisetas, água e lanche para os participantes da corrida.
Os presentes ainda contaram com os serviços do SineBahia, através de uma unidade móvel. No posto foi realizada a emissão de documentos e intermediação para vagas de trabalho. José Ailton é motorista e estava em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. “Vim tentar uma vaga de emprego. Já tenho muito tempo parado e quero só uma oportunidade como motorista”, disse. De acordo com a coordenadora do SineBahia, Kadine Bárbara Santos, os são mais 230 vagas disponibilizadas durante a ação. ” A gente pede que todo mundo venha aqui hoje, para que o trabalhador saia daqui com sua carta e possa ser encaminhado”, comentou Kadine. Ela acrescentou que o SineBahia participa de ações como essa para chegar mais próximo da população. “A gente sai da nossa estrutura e leva esse serviço porque consegue agregar mais. Para que outras pessoas sejam cadastradas e também sejam encaminhadas”, completou. O SineBahia é ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Foto: Feijão Almeida/Gov-