Nesta segunda-feira (29), os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) iniciaram oficialmente uma greve por tempo indeterminado. O Comando de Greve, que tem como objetivo mobilizar a categoria e organizar o movimento grevista na defesa das reivindicações, foi instalado durante reunião na sede da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub).
Na ocasião, os docentes pediram por reajuste salarial 2024, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Além disso, na reunião, também foram formadas três comissões: de Comunicação, Ética e Mobilização e Formação Política. Nesta terça-feira (30), as comissões se reunirão a partir das 10h, na sede da Apub. As reuniões do Comando de Greve acontecem três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas.
Nesta quarta-feira (1), a categoria irá participar de uma mobilização do Dia do Trabalhador no Farol da Barra; na quinta-feira (2), será feita uma outra reunião do Comando de Greve no Instituto de Biologia, às 08h30. Já nos dias 6 e 9 de maio os professores se reúnem, respectivamente, com o Governo e a Assembleia Geral.
Em nota, a Ufba confirmou o recebimento do comunicado do sindicato sobre a realização da assembleia dos docentes, no dia 25 de abril, que resultou a aprovação da greve da categoria. A instituição ainda ressaltou que reconhece o direito de greve e a legitimidade da luta dos trabalhadores.
Foto: Divulgação