domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3763

EXPOSIÇÃO SOBRE IMPERMANÊNCIA DA NATUREZA SERÁ ABERTA NESTA TERÇA (30) NA UFBA

Matheus Souza - 29/04/2024 11:26

O fotógrafo baiano Pedro Salles tem a experimentação e a inovação como chaves do seu trabalho. Foi assim que ele explorou o conceito da água como elemento capaz de atribuir características humanas aos sujeitos minerais e vegetais da natureza, a partir de imagens captadas no Vale do Pati, Morro do Castelo e Salvador. O resultado pode ser visto na exposição Paisagens como Sujeitos na Fotografia, que será aberta ao público nesta terça (30), às 17hs, permanecendo até o dia 14 de maio na Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da Ufba, no Canela.

A mostra tem curadoria do conhecido fotógrafo e professor Edgard Oliva e decorre do Doutorado em Artes Visuais que Pedro Salles está concluindo na Universidade Federal da Bahia. No total, são 22 fotografias que convidam o espectador a refletir sobre o significado das paisagens, apresentando-as ora como sujeitos objetivos e necessários, ora como estruturas subjetivas e efêmeras. Para ampliar a contemplação, o fotógrafo se utiliza dos meios tecnológicos contemporâneos, a partir de uma estética própria e singular.

“O objeto de pesquisa e do exercício fotográfico de Pedro Salles nos faz rever, em certo sentido, como são ressignificadas as paisagens que brotam em ambientes nos quais se manifestam a partir de uma estética que nos faz percebê-las ora como sujeitos necessários e objetivos, ora como estruturas embaçadas e subjetivas. Seguindo essa ordem da natureza do olhar, Pedro nos evoca a observar o distante em uma paisagem macro, mesmo que tão próxima do nosso olhar pelos meios tecnológicos atuais”, analisa Oliva.

A impermanência da natureza e sua constante mutação são temas centrais explorados por Salles. Sua abordagem, fundamentada na noção de fotografia expandida, busca capturar não apenas a imagem, mas também o deslocamento e a transformação dos elementos naturais ao longo do tempo. A exposição reflete o cerne da pesquisa desenvolvida pelo fotógrafo como parte de seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes.

Serviço – exposição Paisagens como Sujeitos na Fotografia, de Pedro Salles | Abertura: terça-feria (30), às 17h, com visitação até 14 de maio, na Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes/UFBA, Canela

 

FOTO: Pedro Salles

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.