O II Encontro de Jovens Gestores e Gestoras da Bahia teve início nesta segunda-feira (29), reunindo 40 superintendentes, secretários, diretores e coordenadores de órgãos municipais da Bahia responsáveis por políticas voltadas para a juventude. O evento está sendo realizado na Governadoria, em Salvador, e consiste em dois dias de atividades formativas, encerrando-se na terça-feira (30), com debates envolvendo secretários de Estado e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) do Governo Federal.
Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas de Juventude do Estado, explicou que o segundo encontro tem como objetivo principal a qualificação das políticas municipais para a juventude. Além disso, será um momento de participação dos gestores na atualização do Plano Estadual da Juventude e do Estatuto da Juventude, levando em consideração as necessidades específicas de cada território de identidade da Bahia.
“Nós estamos garantindo, aqui, a formação na área da política pública para a juventude e debatendo a atualização do Plano Estadual da Juventude, do Sistema Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Nós precisamos garantir que os prefeitos e as prefeitas possam ampliar a capacidade técnica desses órgãos gestores. É preciso que, na ponta, os municípios tenham capilaridade e condição de fazer o seu papel”, destacou Millet.
Nos dois dias do evento, realizado pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), também serão discutidas a atualização do Programa Identidade Jovem (ID Jovem) – carteira que dá benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e garante vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual desde 2015. Será apresentado, ainda, o Plano Nacional da Juventude Negra Viva.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA