segunda, 24 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

PREFEITURA ENTREGA TRECHO 2 DO BRT COM 8 NOVAS ESTAÇÕES E INICIA OPERAÇÃO DE NOVA LINHA ENTRE LAPA E PITUBA

João Paulo - 25/04/2024 14:58

Uma das maiores obras de mobilidade urbana da história de Salvador foi entregue nesta quinta-feira (25): o trecho 2 do BRT, que liga o Parque da Cidade à Estação da Lapa, e completa todo o percurso previsto para o modal, que já alcançava também a Rodoviária e a orla da Pituba. A viagem inaugural pelo novo trajeto foi realizada com a presença do prefeito Bruno Reis, do ministro das Cidades do Governo Federal, Jader Filho, e de outras autoridades nacionais e internacionais na área de transporte público urbano.

O trecho 2 vai beneficiar diretamente a população de 15 bairros, com 460 mil habitantes no seu entorno. O percurso possui 7 km e passa pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó. São 8 novas estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. A ideia é levar este transporte mais rápido, confortável e seguro a ainda mais pessoas: antes mesmo da entrega deste último trecho, o modal já ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários por mês.

“Este é um grande legado que estamos deixando para Salvador. O BRT vai chegar junto aos outros modais para melhorar o sistema de transporte. No mês de março, transportamos mais de 1,2 milhão de passageiros no BRT. Com esse novo trecho, essa demanda deve aumentar para quase 3 milhões de passageiros por dia. Num traçado que é diferente do metrô, que corta diversos outros bairros, desde o Centro até a orla da Pituba, chegando à região que é o novo centro comercial da cidade”, disse Bruno Reis.

O prefeito lembrou que as obras do BRT contemplaram também diversas intervenções de trânsito, como o Complexo Viário Rei Pelé, que resolveram gargalos históricos da cidade. “Numa região que sofria muito com alguns problemas de mobilidade, numa área por onde passam 7 de cada 10 ônibus de Salvador. Estamos trazendo um modal com mais conforto, segurança e rapidez para o usuário. Além disso, foi uma obra de infraestrutura completa, resolvendo alagamentos graves, pois realizamos toda a macrodrenagem do Rio Camaragibe, um dos maiores que cortam a nossa cidade”, completou.

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.