domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

HOSPITAL GERAL DE CAMAÇARI ENFRENTA SUPERLOTAÇÃO

Victoria Isabel - 25/04/2024 14:32

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) está enfrentando atualmente um problema de superlotação. Mais de 46% dos pacientes atendidos são casos de baixa gravidade que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Esses casos incluem sintomas como dores de cabeça, tonturas, infecções no ouvido, gripes e até mesmo unhas encravadas. Surpreendentemente, mais de 94% dos atendimentos pediátricos e 77% dos atendimentos de adultos são de residentes locais, evidenciando a insuficiência dos recursos de saúde municipais e prejudicando a capacidade do HGC de lidar com emergências.

A direção da unidade observa que essa situação resulta imediatamente em sobrecarga para a equipe médica e de enfermagem.”O HGC possui equipamentos e equipes altamente treinadas para tratar condições críticas. Quando uma parte significativa dos atendimentos é de pacientes classificados como azuis e verdes, recursos que deveriam ser direcionados para alta complexidade são desviados para casos menos urgentes, reduzindo a eficiência geral do hospital”, avalia Thaís Fraga Nunes, diretora geral da unidade.

Dado que os recursos hospitalares são limitados, priorizar quem corre mais risco garante o uso eficiente de leitos, equipamentos médicos e profissionais de saúde. Contudo, mesmo sendo estabelecido que o acesso hospitalar se dará prioritariamente pela Central Estadual de Regulação e Samu, 64% dos pacientes ainda chegam por demanda espontânea, ou seja, se dirigem diretamente à unidade em virtude da rede municipal de Camaçari ter uma oferta reduzida de serviços de saúde.

“A situação é tão crítica no município que um parlamentar propôs que o Hospital Geral de Camaçari ofertasse atendimento odontológico, sendo esta uma competência municipal. Pior, sugeriu que o acesso fosse por demanda espontânea”, afirma o superintendente de Atenção Integral à Saúde do Estado, Karlos Fiqueiredo.

Foto:  Leonardo Rattes

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.