A Stellantis, que fabrica a linha Jeep no Brasil e a picape Fiat Toro, anunciou nesta quinta-feira (25) que vai investir R$ 13 bilhões em seu pólo automobilístico em Goiana, no estado de Pernambuco, entre 2025 e 2030.
O investimento será focado em lançamento de novas plataformas de veículos, inclusive híbridos, e a melhora da competitividade produtiva diante da chegada dos rivais asiáticos, a exemplo da BYD.
Um anúncio sobre o primeiro veículo híbrido do grupo a ser fabricado no país deve ser feito a partir do segundo semestre, disse Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. Segundo ele, a Stellantis poderá fabricar um carro elétrico no Brasil até 2030.
O investimento é um dos maiores já realizados por uma empresa privada na história da região e com ele a companhia pretende, além de lançar novos modelos de veículos, elevar o número de fornecedores locais da fábrica pernambucana dos atuais 38 para 100. O objetivo é conseguir economias de custos de produção pela proximidade das peças que equipam seus modelos na região, disse Cappellano.
O anúncio abre espaço para empresas baianas que forneciam peças e equipamentos à Ford se posicionarem para atender a demanda da Stellantis, seja instalando-se em Pernambuco ou estruturando um sistema de entregas competitivo.
A capacidade da fábrica é de 280 mil carros por ano, que ainda não foram alcançados e o polo automobilístico ainda sofre de falta de competitividade por causa da infraestrutura da região e da escassez de pessoal capacitado. Com informações da agência Reuters.
Foto: Divulgação