Segundo os dados da pesquisa setorial conduzida pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em parceria com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o Estado da Bahia se destaca como um polo essencial no mercado nacional de artigos para casa e decoração.
Com uma representatividade significativa, a Bahia corresponde a 5,2% do consumo total de artigos para casa no Brasil, consolidando-se como um dos principais destaques no cenário nordestino. Além de ficar na 9ª posição entre os Estados que mais exportam artigos para casa e decoração.
Em relação aos pontos de venda de varejo, a Bahia registra 14.882 estabelecimentos, o que equivale a 6,2% do total nacional, demonstrando sua expressiva presença no comércio de produtos para o lar. Destes, 7.662 são especializados, com 2.398 lojas de complementos do mobiliário e 2.244 lojas de artigos de uso doméstico e pessoal, empregando um total de 37.093 pessoas.
No comércio não especializado, a Bahia se destaca com 7.207 profissionais empregados em lojas de departamentos e magazines. Home centers e lojas de materiais de construção que totalizam mais de 21 mil empregados.
Foto: Reprodução/Freepik