segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9338 Dólar 5.4493

MARGARETH MENEZES: “A IDEIA É A GENTE COLOCAR, CADA VEZ MAIS, A CULTURA COMO FERRAMENTA REAL DE TRANSFORMAÇÃO”

Victoria Isabel - 24/04/2024 15:00

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, detalhou uma série de avanços na reconstrução do setor cultural durante entrevista desta quarta-feira (24) no “Bom Dia, Ministra”. No bate-papo de uma hora com radialistas de várias regiões do país, ela.

Um dos destaques apontados foi o sucesso na aplicação da Lei Aldir Blanc, que conta com adesão de 100% dos estados e 97% dos municípios. Serão destinados pela lei, até 2027, R$ 15 bilhões em ações e projetos culturais em todo o país.

“É uma grande conquista você ter a certeza de que, durante cinco anos, teremos fomento direto para cidades e estados, para projetos, festivais e construir equipamentos. Estamos fazendo girar a economia criativa de maneira mais perene”, disse a ministra.

“É uma grande conquista você ter a certeza de que, durante cinco anos, teremos fomento direto do Governo Federal para cidades e estados, para o setor cultural, para elaborar projetos, fazer festivais e construir equipamentos. As pessoas vão entender a força da cultura porque, na hora que você injeta um fomento dessa magnitude, tem resposta. Estamos fazendo girar a economia criativa de cada cidade, de cada estado, de maneira mais perene”, continuou.

Na entrevista, ela falou também sobre reuniões previstas com países que participam do G20 em Brasília, Salvador e Porto Alegre. A ministra explicou que o foco é discutir o potencial de impacto da economia criativa na geração de empregos diretos e indiretos, na redução de desigualdades e para mudar realidades. “A ideia é a gente colocar, cada vez mais, a cultura como ferramenta real de transformação’.

Margareth lembrou que o setor cultural responde por 3,11% do Produto Interno Bruto brasileiro, o que o torna um ativo estratégico. “A gente precisa entender que isso é positivo para nós. Todo país que investe em sua cultura tem um retorno positivo”.

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.