O Google decidiu proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil durante as eleições municipais de 2024, em conformidade com as atualizações das regras de propaganda eleitoral feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo site “Poder360” e posteriormente confirmada pelo GLOBO.
Em nota, a empresa afirma que vai atualizar sua política de conteúdo político do Google Ads “para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”.
“Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, diz a empresa.
A resolução 23.732, que modificou as regras sobre propaganda eleitoral aprovadas pela Justiça Eleitoral em 2019, apresenta uma definição de “conteúdo político-eleitoral” que o Google considera abrangente demais. Para o TSE, esse tipo de propaganda abrange tudo relacionado a eleições, partidos políticos, coligações, cargos eletivos, candidatos, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e outros temas políticos relacionados ao processo eleitoral.
As medidas estipuladas pelo TSE devem ser implementadas em até 60 dias após a entrada em vigor da norma, para plataformas que já ofereçam o serviço de impulsionamento de anúncios, e se aplicam inclusive em anos não eleitorais.
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