A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador iniciou a implantação da assinatura eletrônica avançada em prontuários médicos. A assinatura eletrônica será utilizada em todas as 160 unidades de saúde geridas pela Prefeitura de Salvador.
A novidade tecnológica começou a ser implementada desde o início de abril, e traz a possibilidade de assinatura de prontuário eletrônico, permitindo a consulta unificada do histórico do paciente e diminuindo o consumo de papel. Neste primeiro momento a ferramenta pode ser usada no prontuário e no histórico de atendimento dos profissionais de nível superior, como os médicos. Já os odontólogo farão parte da segunda fase da implementação da ferramenta, assim como a receita médica.
Anterior a essa solução tecnológica, a SMS já contava com o prontuário eletrônico, mas ainda era necessário a impressão para que o profissional registrasse o carimbo e a assinatura manualmente para tornar o documento válido. A partir da implementação da assinatura GOV.BR, será possível manter o arquivo digital e disponível em uma nuvem, que facilitará o acesso às informações.
Foto: Paulo Almeida/ASCOM SMS