sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

EMPRESÁRIOS BAIANOS CONHECEM AS NOVAS POLÍTICAS DE CRÉDITO DO BNDES

João Paulo - 23/04/2024 13:01

Com o objetivo de compartilhar a novas oportunidades voltadas para o setor industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu, nesta sexta-feira, 19.04, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Eles participaram de um encontro com empresários e integrantes da Federação. O encontro teve como tema “O apoio do BNDES para a neoindustrialização do Nordeste” e foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Também foi transmitido pela internet para pessoas previamente inscritas.

Na abertura, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos destacou a expectativa de que a Bahia se beneficie deste novo momento. “Que o BNDES possa estar mais presente na região e compreenda melhor o perfil das nossas empresas e dos nossos negócios para que a gente possa conciliar um desenvolvimento industrial, econômico e regional”.

O encontro contou com a participação online, na abertura, do diretor do BNDES, José Gordon. Ele lembrou que a instituição vive um momento diferenciado. “O presidente Lula colocou a política industrial no centro da agenda do governo e o BNDES voltou a apoiar a indústria”, destacou. Representando o governo do Estado, o evento também contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do BahiaInvest, Ataíde Oliveira.

Durante o encontro, Fabrício Dunham, gerente de Inovação e Estratégia Industrial, e Isabela Brod, coordenadora de Inovação e Estratégia Industrial do banco, fizeram uma apresentação sobre as novas linhas de crédito que o banco vem operando e os principais pontos da nova política do banco que marca a retomada do apoio à indústria. A ideia é reverter os números que revelam a queda do desembolso do setor industrial em 63,79% nos últimos dez anos.

Neste novo momento de retomada da atuação do BNDES no apoio ao desenvolvimento econômico do País, o banco irá atuar nos programas Nova Indústria Brasil, Novo PAC e no Plano para a Transformação Ecológica.  Isabela Brod destacou que além de retomar a reestruturação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, o BNDES também está reativando a parceria com a FINEP, além de estrutura programas voltados para as micro, pequenas e médias indústrias (MPME) com vistas à inovação e digitalização industrial, bem como ampliar a produtividade.

Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.