sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

HADDAD AFIRMA QUE NÃO HOUVE INVASÃO EXTERNA EM SISTEMA DO TESOURO

Victoria Isabel - 22/04/2024 19:20 - Atualizado 22/04/2024

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (22) que não houve nenhum ataque externo durante a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Tesouro Nacional. De acordo com ele, alguém utilizou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para acessar o sistema e alegadamente desviar recursos federais.

“Não foi um hacker que quebrou a segurança [do Siafi], não foi isso. Foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e está rastreando para chegar aos responsáveis”, declarou o ministro antes de sair para reunião no Palácio do Planalto. “O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso.”

O ministro disse não saber sobre valores supostamente desviados e disse ter recebido a informação assim que a imprensa começou a divulgar o caso. “Não tenho informação sobre valores. Isso estava sendo mantido em sigilo inclusive dos ministros. Estava entre o Tesouro [Nacional] e acho que a Polícia Federal. Eu soube no mesmo momento em que vocês”, disse, reiterando que não houve ataque externo de hackers ao sistema.

Divulgada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo, a invasão do Siafi ocorreu neste mês. Os criminosos supostamente conseguiram emitir ordens bancárias e desviar dinheiro público usando o login de terceiros no Portal Gov.br. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.