domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CASO DE CÓLERA EM SALVADOR É CONFIRMADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Bruna Carvalho - 22/04/2024 15:20

Através de uma nota técnica, o Ministério da Saúde confirmou, na última sexta-feira (19), o primeiro caso de cólera, após 18 anos sem registro no Brasil. A doença foi diagnosticada em um idoso de 60 anos, residente de Salvador. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa em março de 2024.

O caso foi confirmado laboratorialmente, onde foi identificado o agente Vibrio cholerae O1 Ogawa (toxigênico). O paciente teria contraído a doença localmente, pois não tem histórico de deslocamento para outros países. Passado o período de transmissibilidade de até 20 dias, o paciente não transmite mais o agente etiológico.

“Trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente”, diz a nota assinada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério.

O Ministério da Saúde está acompanhando o caso e apoiando os órgãos de saúde locais para “minimizar os possíveis impactos à saúde da população”. Uma investigação em pessoas que tiveram contato com o paciente também foi realizada por equipes de saúde locais da Sesab.

Em nota, a entidade de saúde regional ressalta que “todas as medidas necessárias para prevenção e controle, como análise da água, foram prontamente implementadas e que a situação está sendo monitorada”.

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. É transmitida por meio de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas são diarreia, dor abdominal e cãibras. Os casos podem ser leves ou graves, e levar à morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.