Após reunião emergencial com ministros e líderes do governo no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu encontrar na próxima semana o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na reunião, Lula ouviu dos ministros e líderes do Congresso quais vetos o governo sairá derrotado. E também ouviu uma ponderação: a crise com Lira é superestimada e Pacheco não é tão aliado do governo como faz parecer ser. As informações são do portal G1.
Questionado pelo blog da Julia Duailibi sobre a posição crítica em relação a Pacheco, os dos participantes da reunião fez uma analogia com o futebol. Disse que Lira é aquele tipo de zagueiro que grita muito, e que Pacheco é aquele que leva a mão ao calcanhar e, quando você pergunta se aconteceu alguma coisa, ele finge que não foi nada.
Lira vem reclamando da articulação política do governo e chamou Alexandre Padilha, ministro responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso, de incompetente durante uma entrevista coletiva. O presidente da Câmara também chegou a falar sobre a instalação de CPIs da oposição, embora tenha descartado a CPI do Judiciário.
Foto: José Cruz/Agência Brasil