sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

ANVISA MANTÉM PROIBIÇÃO DE CIGARROS ELETRÔNICOS NO PAÍS

Victoria Isabel - 19/04/2024 18:20

Nesta sexta-feira (19), a maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votou pela manutenção da proibição do consumo de cigarros eletrônicos no Brasil. Com essa decisão, permanece em vigor a proibição já estabelecida em 2009, que inclui a proibição da comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, assim como a publicidade ou divulgação desses produtos por qualquer meio. Dos cinco diretores, três votaram a favor da manutenção da proibição.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos, são chamados de vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023) revelam que 4 milhões de pessoas já usaram cigarro eletrônico no Brasil, apesar de a venda ser proibida.

O diretor-presidente da Anvisa e relator da matéria, Antonio Barra Torres, votou favorável à manutenção da proibição desses dispositivos.

“O que estamos tratando, tanto é do impacto à saúde como sempre fazemos, e em relação às questões de produção, de comercialização, armazenamento, transporte, referem-se, então, à questão da produção de um produto que, por enquanto, pela votação, que vamos registrando aqui vai mantendo a proibição”.

Antonio Barra Torres leu por cerca de duas horas pareceres de 32 associações científicas brasileiras, os posicionamentos dos Ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Fazenda e saudou a participação popular na consulta pública realizada entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, mesmo que os argumentos apresentados não tenham alterado as evidências já ratificadas pelos diretoras em 2022.

Foto: freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.