segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9719 Dólar 5.4766

RUI COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO COM ARTHUR LIRA E ALEXANDRE DE MORAES PARA  TENTAR DIMINUIR O CLIMA TENSO ENTRE OS PODERES

João Paulo - 18/04/2024 07:00 - Atualizado 18/04/2024

O presidente da Câmara, Arthur Lira, recebeu para conversas o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar diminuir o clima de tensão instalado entre os três poderes. Nos dois casos, os encontros foram para tratar do relacionamento entre o governo e o STF com o presidente da Câmara dos Deputados.

Lira recebeu Rui Costa um dia depois de se reunir com líderes da Câmara e avisar que, a partir de agora, o governo terá de se virar sozinho e conseguir maioria na Casa para aprovar os projetos de seu interesse. Estariam fora desta lista as propostas da agenda econômica, como a que trata da regulamentação da reforma tributária. O presidente da Câmara avisou, inclusive, que vai liberar para votações projetos de interesse da oposição, como o pacote anti-invasão de terras.

Ele afirma que a atitude é uma reação ao fato de estar se sentindo desprestigiado pelo Palácio do Planalto depois de ter ajudado a aprovar pautas prioritárias no ano passado. No caso do encontro com o ministro do Alexandre de Moraes, o tema foi a relação com o STF e as insatisfações de deputados com decisões do Supremo que acabam atingindo os parlamentares. Entre elas, a prisão de deputados em condições contestadas pelos colegas, como o caso do deputado Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco.

Numa tentativa de abrir o diálogo, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, falou por telefone com Lira na noite desta quarta-feira. Segundo relatos, foi uma conversa amistosa e “com espírito colaborativo de ambas as partes, no sentido de evitar qualquer tensão entre os Poderes”.

Foto: Agência o Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.