Na próxima semana, novas remessas da vacina contra a covid-19 estão previstas para chegar e serão distribuídas aos estados, conforme anunciado pelo Ministério da Saúdevacinação. A aquisição dos imunizantes da Pfizer teve início em 2023, e essas doses foram atualizadas para proteger contra a variante XBB do vírus.
Segundo a Agência Brasil, embora alguns municípios possam estar com seus estoques esgotados, a maioria das redes de saúde dos estados ainda possui doses da Coronavac e da Pfizer disponíveis para adultos que precisam completar seu esquema vacinal. O Ministério da Saúde reforça que as vacinas oferecidas nos postos de vacinação continuam eficazes contra as formas graves da doença.
Além disso, a rede de saúde segue abastecida com vacinas destinadas ao público infantil, considerado prioritário devido à baixa cobertura vacinal. Apenas 11,4% dos jovens com menos de 14 anos receberam as três doses do imunizante até o momento.
No Brasil, as vacinas contra a covid-19 são recomendadas para a população geral a partir dos 6 meses de idade, com um esquema vacinal primário composto por pelo menos duas doses.
Foto: Lucas Moura Secom