domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3871

BAHIA REGISTROU O MAIOR NÚMERO DE EMPRESAS INADIMPLENTES, APONTA SERASA EXPERIAN

Victoria Isabel - 18/04/2024 14:20

Segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em fevereiro, a Bahia foi a Unidade Federativa (UF) doNordeste com o maior número de negócios inadimplentes (315.823). Pernambuco veio na sequência com 201.963 empreendimentos com o CNPJ no vermelho.

No cenário nacional, os dados do indicador revelaram que, em fevereiro deste ano, foram contabilizados 6,6 milhões de CNPJs no vermelho, número menor ao registrado em janeiro e que retorna ao patamar de estabilidade registrada desde julho do ano passado. No período analisado, as dívidas somaram R$ 130 bilhões com o ticket médio de cada débito estimado em R$ 2.745,6.

“A redução da taxa Selic e a diminuição da inflação foram fatores que impactaram o bolso dos brasileiros, que designaram recursos para pagar suas contas. E esses pagamentos são destinados a empresas que ganham mais fôlego para liquidarem seus próprios débitos e diminuir a inadimplência. Outro impacto direto que as reduções trazem para a saúde financeira é que quanto menor a taxa de juros, menor é a despesa financeira que os negócios incorrem, aliviando o caixa e permitindo às companhias trocar dívidas velhas e caras por dívidas novas e mais baratas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A perspectiva para os próximos meses deste ano, ainda segundo o especialista, é de que as companhias recuperem parte de sua robustez, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência no país.

Foto: Envato Elements

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.