terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1782

ABRIGOS DE SALVADOR DÃO ASSISTÊNCIA EMERGENCIAL A MORADORES DE ÁREAS DE RISCO

Victoria Isabel - 17/04/2024 14:09

A Prefeitura de Salvador montou uma força-tarefa para prestar acolhimento e todo o apoio necessário às famílias desalojadas ou desabrigadas em casos de emergência. No início deste mês de abril, por exemplo, foram disponibilizadas 13 escolas para abrigamento nos bairros de Calabetão, São Caetano, Capelinha, Liberdade, Lobato, Cajazeiras VII, Cajazeiras VIII, Sete de Abril, Pau da Lima, Alto da Terezinha e Castelo Branco, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade.

Nas unidades de ensino, mobilizadas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), moradores que precisaram deixar suas casas por conta do risco de desabamento encontraram alojamento imediato, em condições de salubridade, dignas e de segurança, para repouso e restabelecimento pessoal. No ato do acolhimento é disponibilizada a alimentação, kit de limpeza, kit de higiene pessoal e kit dormitório.

As famílias têm acesso a colchões, lençóis, café da manhã, almoço e janta. Além disso, os técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizam escuta, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais, bem como orientação sociofamiliar e encaminhamento para os serviços socioassistenciais.

As ações são realizadas pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador, planejado para atuar na prevenção de desastres e dar todo o suporte às pessoas que vivem em áreas de risco da cidade.

Ao todo, 126 pessoas já foram acolhidas este ano em unidades de acolhimento provisório montadas nas escolas municipais para adultos e famílias desalojadas ou desabrigadas em decorrência da chuva. O diretor de Promoção Social da Sempre, Marcílio Bastos, lembra que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) tem feito um mapeamento das áreas de risco da capital e levado treinamentos, por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e do Programa Mobiliza Defesa Civil, ações que facilitam a conscientização dos moradores e o abrigamento.

Foto: Ascom/Sempre PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.