sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

MOACIR SARAIVA LANÇA LIVRO “RETALHOS DA VIDA” EM ABRIL

LUIZA SANTOS - 16/04/2024 13:40

O escritor e educador Moacir Saraiva nasceu no Piauí, mas abraçou a Bahia como morada, assim como os costumes da nossa gente. Há quase 30 anos, vive na região do Baixo Sul, em Valença, de onde conseguiu transformar vivências cotidianas em inspiração para suas crônicas. “São os detalhes do dia a dia que me encantam”, declara o autor que estará em Salvador lançando seu mais novo livro Retalhos da Vida. Depois de dois concorridos lançamentos em Valença agora no mês de março, o escritor fará sessão de autógrafos no próximo dia 27 de abril, às 19h30, no stand do Studio Palma, na Bienal do Livro da Bahia.

Retalhos da Vida é o quarto livro solo do escritor Moacir Saraiva que tem como lembrança de suas primeiras traquinagens roubar dinheiro do pai para comprar seu primeiro livro. Depois vieram muitas outras leituras, especialmente de Clarice Lispector e Fernando Sabino. “Sou um contador de histórias e me sinto mais à vontade com histórias curtas” revela. O livro reúne quase cem crônicas. A colcha completa dos Retalhos da Vida reúne 98 deliciosos textos. Na sinopse do livro, o escritor explica que todas as suas crônicas nascem da “leitura de um fato”, de uma fala ou uma cena que ganham nova conotação com o jogo das emoções que dão vida e atiçam a curiosidade dos leitores. Outra característica da narrativa do autor é a linguagem do cotidiano, que provoca a sensação de aproximação. “Este é o tempero que dá mais sustança no meu modo de espiar o mundo”, destaca.

Moacir Saraiva sempre gostou de escrever e foi incentivado a continuar com seus textos pelo poeta feirense premiado Cleberton Santos. Em 2009, publicou seu primeiro livro A Riqueza do Detalhe (2009). Dois anos depois, lançou Olhares (2011), também um livro de crônicas. Fios de Vida foi lançado em 2013, com apoio através de edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O novo livro do escritor chega ao mercado literário após um hiato de 10 anos. O processo de escrita é um lugar de refúgio para driblar as dores e manter a alergia de viver que brota nos detalhes de Retalhos da Vida. “O livro traz retalhos de histórias inusitadas. Alguns retalhos são alegres, outros tristes. Alguns lindos, outros reflexivos. Alguns retalhos estão rotos, outros parecendo uns molambos”, diverte-se o cronista.

Com mais de três décadas dedicadas à educação, o educador sempre inspirou e incentivou seus alunos a ter uma expressão criativa, seja com as palavras ou outras formas de arte. Em 2015, recebeu medalha de ouro das mãos do então presidente da República, em Brasília, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa pela orientação de uma aluna. “A crônica desta aluna do IFBA ficou entre as cinco melhores do Brasil”, comemora o escritor que procura celebrar a existência em cada detalhe.

O livro Retalhos da Vida, editado pela Editora Mente Aberta, teve duplo lançamento na cidade em que vive. Além de uma concorrida noite de autógrafos na Biblioteca Municipal de Valença, no último dia 15 de março, o livro de crônicas teve evento especial na noite seguinte, 16 de março, no Bar do Pepino. A próxima celebração literária será na Bienal do Livro da Bahia.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.