O empresário baiano e diretor técnico da Solvum Tecnologia, Mateus Couto, participou na manhã desta segunda-feira, 15, da Conferência de Inovação da União Europeia, evento que aconteceu em Paris, na França, e premiou empresas de inovação e tecnologia do mundo todo. Das seis categorias da premiação, a Solvum levou os títulos de Melhor Empresa de Inovação e Melhor Empresa de Tecnologia. Além disso, Mateus recebeu o prêmio de personalidade do ano ao final da celebração. O encontro contou com membros da Comissão de Inovação da União Europeia e do governo francês.
O reconhecimento é resultado da criação do projeto de Inteligência Artificial de Avaliação de Governos, tecnologia que avalia projetos públicos utilizando a IA para interpretações, melhorias ou até mesmo veto das propostas submetidas. A ferramenta analisa dados geopolíticos, sociais e econômicos para mensurar se a política pública possui alta chance de sucesso. Após realizada a avaliação são retornados feedbacks completos do projeto interpretado. A construção da tecnologia foi iniciada em janeiro de 2023 e a ferramenta já está sendo utilizada pelos poderes executivo e legislativo de alguns territórios europeus.
De acordo com Mateus Couto, é necessário fugir da ignorância e entender que tecnologia é meio para melhorar a vida das pessoas. “Estamos só no início da era da IA e todo mês surgem atualizações com possibilidades de combinações infinitas. Devemos entender bem que a IA não é apenas ChatGPT ou outras plataformas gratuitas, mas algo muito mais profundo para construir sociedades e organizações fortes, sejam elas públicas ou privadas”, pontuou.
A premiação representa um grande passo para o fortalecimento e visibilidade do trabalho focado em inovação que vem sendo desenvolvido na Bahia. “Nosso maior desafio é enfrentar o medo de inovar. Por isso, é urgente investirmos em como compreender a funcionalidade das tecnologias e sermos criativos nas aplicações delas. Nunca crio automações para substituir as pessoas, o que eu faço é dar qualidade de vida e produtividade ao nosso mundo”, ressaltou.
O acesso à ferramenta e seu código são sigilosos, com o uso restrito e controlado por questões de segurança. Contudo, Mateus tem interesse em realizar desenvolvimentos similares no Brasil para potencializar o setor público e garantir a implantação de boas políticas públicas e suas devidas execuções. Na lista de atualizações também são previstas integrações para projetos de cidades inteligentes, com o objetivo de construir cidades e governos inteligentes, resilientes, transparentes e acessíveis. Novos módulos já estão em desenvolvimento e o próximo a ser lançado será a avaliação de gestores públicos. Mateus retorna para o Brasil no fim de abril deste ano e vai representar a Bahia na Conferência do G20, que acontece no mês de junho, em Goiás.