terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.484 Dólar 5.1195

VENDAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO BAIANO CRESCERAM 4,3% EM FEVEREIRO EM COMPARAÇÃO AO ANO PASSADO

Matheus Souza - 12/04/2024 19:00

O mercado imobiliário segue aquecido na capital baiana, que apresentou um crescimento de 4,3% em Valor Geral de Vendas (VGV) no mês de fevereiro no comparativo com o mesmo período de 2023, gerando um valor geral de vendas de R$ 169 milhões. Os dados foram divulgados pela BRAIN Inteligência Estratégica, na última quinta-feira (11), em pesquisa contratada pela ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).

Apesar do resultado positivo em VGV, foi registrada queda de 26,1% no número de unidades vendidas. Os dados acabam por refletir uma tendência do mercado imobiliário de Salvador: a venda de empreendimentos com valores mais elevados, o que se confirma com lançamentos de unidades padrão luxo em janeiro e fevereiro de 2024, totalizando 11,1% das unidades lançadas, sendo os bairros de Piatã, Pituba, Horto Florestal e Jaguaribe os que tiveram mais unidades vendidas, totalizando 35,3% das vendas em Salvador.

O bairro do Horto Florestal, com predominância dos lançamentos padrões luxo e super luxo, dominou 20,6% do VGV da capital baiana quando analisada a participação na estimativa. Das 5.360 unidades disponíveis em Salvador e Região Metropolitana, 81% do estoque está dentro do ciclo-mobiliário, ou seja, foram lançados no período de 1 ano, sendo mais um aspecto positivo apresentado.

A análise do mercado imobiliário contratada pela ADEMI-BA também revelou dados relevantes do cenário nacional, reforçando pontos favoráveis do macroambiente para o setor em 2024. O rendimento médio da população brasileira cresceu, alcançando a faixa de R$ 3 mil, o melhor momento dos últimos 10 anos. Além disso, a economia passa por uma diminuição da taxa de juros e um bom movimento de crédito imobiliário. “São três pilares importantes e que sustentam o mercado: crédito imobiliário, taxa de juros e rendimento da sociedade. O ano de 2024 apresenta boas previsões nestes três pontos”, explicou Cláudio Cunha, presidente da ADEMI-BA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.