Prestes a completar um mês desde que foi entregue pela Prefeitura de Salvador, o novo retorno localizado na Avenida Suburbana, ao final do túnel de ligação Pirajá-Lobato, foi bem recebido pela população. Atendendo aos anseios dos moradores, a obra faz parte do projeto de requalificação da via, visando melhorar o fluxo de tráfego na região. Agora, quem passa pela área pode desfrutar de maior fluidez no trânsito e economia de tempo.
Superintendente da Transalvador, Décio Martins ressaltou que o novo retorno proporciona maior mobilidade, evitando congestionamentos decorrentes do acesso do túnel à Suburbana. “Tanto pela manhã, quanto pela tarde, a gente tem observado uma utilização massiva desse equipamento. A obra, sem dúvidas, veio para melhorar a mobilidade na região. Essa é a primeira das intervenções autorizadas pelo prefeito Bruno Reis para a revitalização da Avenida Suburbana”, afirmou.
Antes da intervenção da Prefeitura, inaugurada no dia 20 de março, quem saía do túnel de ligação Pirajá-Lobato e queria acessar a Av. Suburbana no sentido Calçada precisava seguir por algumas centenas de metros na direção do Alto do Cabrito, para só então realizar o retorno à esquerda. Agora, é possível acessar diretamente o sentido Calçada.
Segundo o agente de trânsito Edielson Gomes, o novo retorno tem sido eficaz na prevenção de congestionamentos recorrentes, especialmente durante as horas da tarde. “Aqui, na região, o congestionamento era constante. Porém, após a abertura desse novo retorno, não está ocorrendo mais. O trânsito está fluindo livremente. Inclusive, o semáforo está atendendo muito bem por aqui, impedindo acidentes”, pontuou.
“Em horário de pico, por volta das 15h, os motoristas ficavam cerca de 30 minutos no congestionamento”, lembrou. “Agora, as pessoas estão passando com bastante fluidez no local”, completou Edielson.
Morador há 50 anos do bairro do Lobato, o eletromecânico Wellington Araújo declarou que o novo retorno representou uma grande melhoria para a região: “Agora não tem mais tanto engarrafamento. A pista está fluindo, economizando o tempo das pessoas. Foi uma melhoria para a nossa comunidade e para todos que transitam pela região”, comentou.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS