quinta, 23 de maio de 2024
Euro 5.5773 Dólar 5.155

CLARINDO SILVA RECEBERÁ MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DA CÂMARA DOS VEREADORES

LUIZA SANTOS - 11/04/2024 18:04

A cidade de Salvador se prepara para render homenagens a uma de suas figuras mais ilustres. Clarindo Silva, renomado jornalista, escritor, poeta, compositor, agitador cultural, ícone da cultura baiana, receberá no próximo dia 16 de abril, às 19h, a Medalha do Mérito Cultural, uma honraria concedida pela Câmara dos Vereadores de Salvador. O proponente da homenagem é o vereador Edvaldo Brito, que destacou a importância de Clarindo Silva como um dos principais promotores culturais e defensores do Pelourinho e da tradição africana. “A Câmara de Vereadores se sente honrada em fazer parte dessa celebração e ratificar o reconhecimento popular a esse grande nome da cultura baiana”, declarou o professor Edvaldo.

Clarindo Silva é uma figura admirada e bem quista por todos, não apenas em Salvador, mas em todo o país. Sua contribuição para a cultura soteropolitana é inestimável, e a Medalha do Mérito Cultural é uma forma de reconhecer e celebrar todo o seu legado. Quando perguntado como essa homenagem o faz se sentir, Clarindo Silva deixou claro:” modéstia à parte, acho que é um estimulo. Cada vez que eu recebo uma homenagem eu me sinto fortalecido pra continuar essa luta de mais de 50 anos. Porque você imagina segurar a bandeira de um lugar como o Pelourinho, que é altamente sazonal, aonde você vê mil e tantos prédios arruinados, e não arredar o pé. Eu acho que essa iniciativa do vereador Edvaldo Brito, e da própria Câmara dos Vereadores, renova meus ânimos.”

Conhecido também como Mestre Calá, Clarindo Silva possui um extenso currículo de reconhecimentos e honrarias. Além da Medalha do Mérito Cultural, que ele receberá, ele ostenta o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas. Na Bahia, recebeu as mais importantes honrarias, como a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares. A entrega da Medalha do Mérito Cultural a Clarindo Silva será um momento de emoção e reconhecimento, não apenas para ele, mas para toda a comunidade cultural de Salvador.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.