A 15ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta queda de 2,5% do volume de vendas do varejo, no comparativo ano contra ano. Já no comparativo com o mês anterior o índice apresentou alta do volume de vendas com 0,2%, no comparativo com fevereiro. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
“Os resultados desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora .”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional. Na edição anterior, foi Identificado discrepâncias em uma das fontes de dados para fevereiro, resultando em uma subestimação do volume do mês. Após ajustes, observamos que fevereiro teve um aumento de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Foto: Pixabay