quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.39386 Dólar 5.8193

SALVADOR TERÁ FILIAL DO INSTITUTO LIPEDEMA BRASIL

LUIZA SANTOS - 09/04/2024 16:37

Além de reunir especialistas para a difusão de informações sobre o lipedema, o I Simpósio Baiano de Lipedema, confirmado para o dia 3 de maio no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Salvador, será palco do lançamento das ações do Instituto Lipedema Brasil na Bahia. Referência nacional no tratamento da doença, a organização, sediada em São Paulo, foi o primeiro centro de tratamento multidisciplinar do lipedema no país. A programação completa do simpósio pode ser conferida no endereço eletrônico www.abmeducacaopermanente.org.br, onde os interessados podem efetivar sua inscrição. As vagas são limitadas.

A criação do Instituto Lipedema Brasil em Salvador justifica-se pela necessidade de democratizar o acesso das mulheres baianas aos melhores tratamentos para essa doença que acomete cerca de 10% das brasileiras. Segundo o Diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto, ainda existem poucos médicos treinados para o tratamento de maneira adequada. Por isso, “uma das missões do Instituto é qualificar profissionais, além de oferecer às baianas um tratamento com a mesma qualidade da que temos aqui em São Paulo, por meio da instrumentalidade do cirurgião baiano Franklin Mônaco, médico da minha extrema confiança”, declarou o especialista, que é um dos pioneiros no tratamento cirúrgico da patologia no país.

De acordo com o cirurgião plástico Franklin Mônaco, a ideia de trazer o Instituto Lipedema Brasil para Salvador surgiu da necessidade de encurtar a distância entre as pacientes e seu tratamento. “Muitas mulheres do nosso estado com essa patologia precisavam se deslocar muitos quilômetros para ter acesso a especialistas. É maravilhoso para a Bahia dispor do tratamento nos mesmos padrões de excelência disponíveis no Instituto em São Paulo. Também é muito bom que o lançamento da primeira filial do Lipedema Brasil no Nordeste aconteça em um evento científico tão rico como será o I Simpósio Baiano de Lipedema”, afirmou.

O evento vai reunir diversos profissionais qualificados em torno do lipedema. Além dos cirurgiões Fábio Kamamoto e Franklin Mônaco, os palestrantes confirmados são Thomaz Menezes (cirurgião plástico), Eutímio Brasil (cirurgião vascular), Adriana Moura (endocrinologista), Gabriela Pereira (presidente da ONG Movimento Lipedema), Thais Guisso (nutricionista), Clara Dias (nutricionista) e Mariana Barreto (fisioterapeuta). Além disso, a paciente Viviane Oliveira vai falar sobre o impacto do lipedema em sua vida.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.