O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta segunda-feira (8), que cabe à Petrobras a decisão de distribuir ou não os dividendos extraordinários aos acionistas. Haddad ainda declarou que tem levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva informações sobre a situação do caixa da estatal para que ele tenha a tranquilidade que o plano de investimentos não será prejudicado.
“Quem tem que decidir (sobre dividendos) é a Petrobras. Isso está bem encaminhado. Temos levado muitas informações ao presidente sobre a situação do caixa da Petrobras. Temos falado com os diretores da Petrobras, com alguns conselheiros. Para que o presidente (Lula) possa ter tranquilidade de que o plano de investimento não será prejudicado por falta do financeiro”, disse em conversa com jornalistas.
Segundo informações do jornal o Globo, de acordo com o ministro, os números da empresa estão consistentes e há capacidade para realizar um plano de investimento eficiente.
“A empresa está robusta, está com um bom caixa, com um bom plano de investimento. Agora, é um desafio cumprir o plano de investimento, porque a empresa não estava mais preparada para investir. Estava sendo dilapidada, de certa maneira. Agora está tendo a reversão desse quadro”, declarou Haddad.
Questionado sobre um calendário para definição da distribuição de dividendos, Haddad disse que cabe à empresa, mas relembrou que está prevista uma reunião do Conselho para este mês.
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo