quarta, 22 de maio de 2024
Euro 5.553 Dólar 5.1251

SAÚDE NOS BAIRROS MARCA PRESENÇA EM MUSSURUNGA ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO (6)

LUIZA SANTOS - 03/04/2024 19:55

O projeto Saúde nos Bairros segue até o próximo sábado (6), em Mussurunga I. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem como objetivo levar diversos serviços de saúde para perto das comunidades e, durante esse período, moradores da região contam com acesso rápido e fácil a consultas, exames e demais encaminhamentos, que têm sido oferecidos em uma unidade móvel estacionada no campo de futebol da localidade, próximo à Avenida Aliomar Baleeiro.

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que já são 900 mil procedimentos realizados pela iniciativa. “Para nós é uma oportunidade de levar saúde para a porta da casa das pessoas, para que elas possam fazer as consultas, os exames, o diagnóstico e, ao mesmo tempo, ser atendida pela equipe de atenção primária das unidades de saúde da região”.

A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços da atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas.

A gerente da USF São Cristóvão, Geisse Alves, conta que o projeto chega a atender uma média de 200 a 300 pessoas por dia, mediante distribuição de fichas. “Estar mais perto da população é de fundamental importância, pois a gente sabe que a iniciativa consegue desafogar a demanda por esses serviços, principalmente o sistema de regulação, com as marcações de exames que a população precisa”.

No rol de procedimentos ofertados pelo Saúde nos Bairros estão consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.