A Defesa Civil de Salvador (Codesal) passou a operar em nível de “atenção” nesta quarta-feira (3). A medida é resultado do acúmulo de 80 milímetros de água nas últimas 72 horas e a possibilidade de chuvas fortes na capital baiana.
Segundo informações da subcoordenadora da Codesal, Alana Matos, ao g1 Bahia os técnicos, engenheiros, arquitetos e geólogos irão a campo fazer vistorias do Plano Preventivo da Defesa Civil, o PPDC, a fim de identificar feições de instabilidade de encostas, analisar risco iminente e definir moradias para evacuação e proteção comunitária nas regiões contempladas por sistema de alerta e alarmes.
Além disso, a equipe do órgão também irá realizar vistorias em áreas mapeadas com alto risco para deslizamento de terra. Com isso, as pessoas que vivem nessas áreas de vulnerabilidade poderão evacuar as zonas de risco mesmo sem o acionamento das sirenes.
“A orientação para a população é que ao menor sinal de risco, procure um local seguro e disque 199. O plantão durante a Operação Chuva está intensificado e foca em atender as demandas emergenciais a qualquer hora do dia, inclusive finais de semana e feriados”, destaca Alana ao portal g1.
Com previsão de céu nublado e 80% de chances de chuva a qualquer hora do dia, a quinta (4) e sexta-feira (5) podem ser marcadas pelo alagamento e deslizamento de terra.
Foto: Secom PMS