terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1885

ELEIÇÕES 2024: JOVENS TÊM ATÉ 8 DE MAIO PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR

Bruna Carvalho - 03/04/2024 19:38

Há seis meses das eleições municipais de 2024, os jovens de 16 a 18 anos que desejam votar têm até o dia 8 de maio para tira o título de eleitor. O primeiro turno está marcado para outubro desse ano. A votação vai determinar quem serão os representantes nos próximos quatro anos nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.

Para emitir a primeira via do título eleitoral é necessário acessar o sistema de autoatendimento TítuloNet, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar na opção “não tenho”, na guia “título de eleitor”. Em seguida, deve preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. Outros itens como quatro fotografias para comprovação de identidade e comprovante de residência também serão solicitados.

Já para os homens com idade entre 18 e 45 anos existe a adição do comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Todas as imagens devem estar totalmente legíveis, caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Após o envio da solicitação, a emissão do documento pode ser acompanhada pela internet. A Justiça Eleitoral explica ainda que basta acessar a guia “acompanhar requerimento” e informar o número de protocolo gerado na primeira etapa. Por fim, deve procurar o cartório eleitoral mais próximo para emitir o título.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.