O Jornal Nacional (Rede Globo), durante a edição da segunda-feira (01), reconheceu que transmitiu informações equivocadas no noticiário do último sábado (30), em um matéria sobre o VLT (Veículo Leve sob Trilhos) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O âncora do telejornal, William Bonner, pediu desculpas aos telespectadores por ter citado durante a reportagem um suposto “desperdício de dinheiro público” e que a licitação do modal não estava mais suspensa.
“A reportagem mostrou que, nos últimos três anos, a suspensão de uma linha de trem deteriorada impôs dificuldade aos cidadãos que a usavam, porque o VLT ainda passa por uma licitação nova, num projeto maior do que o original. A reportagem errou ao não informar que a Justiça já tinha revogado, dois dias antes, uma liminar que havia suspendido essa licitação”, explicou o jornalista.
“Outro erro foi em uma chamada do Jornal Nacional do sábado. Ela mencionava um suposto caso de desperdício de dinheiro público. E não era esse o problema, porque o canteiro de obras e os anteprojetos podem ser aproveitados no projeto novo. O que a reportagem abordava eram as dificuldades do cidadão com o atraso da obra. Portanto, nós fazemos aqui essas correções com um pedido de desculpas pelos erros”, completou.
O Governo Estadual já havia se pronunciado, por meio de nota, classificando as informações como falsas. Após as correções da emissora, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) compartilhou em suas redes sociais o trecho em que o jornalista admite os erros e escreveu “O jornalismo é uma atividade fundamental para a democracia e que exige muita responsabilidade de apuração. Ao fazer esta retratação, o telejornal cumpre o seu papel”.
Foto: Reprodução/Rede Globo