domingo, 14 de abril de 2024
Euro 5.4735 Dólar 5.148

ESCOLAS ESTADUAIS REALIZAM ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Victoria Isabel - 02/04/2024 16:52

Nesta terça-feira (2), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a rede estadual de ensino se mobilizou com o objetivo de abordar o tema e fortalecer a garantia de direitos dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em várias escolas foram realizadas atividades como palestras e rodas de conversas com professores, funcionários, estudantes e suas famílias.

No Centro de Atendimento Especializado Pestalozzi da Bahia (CAEEPB), que desde 2007 atende pessoas com TEA, no bairro de Ondina, a abertura do Mês da Conscientização do Autismo, sob o tema “Nada sobre nós, sem nós”, teve início com a palestra do professor autista Ian Lezan Salvador. Ele apresentou sua trajetória, iniciada em Brasília, onde nasceu há 25 anos e se formou em Letras.

Em Salvador, há cerca de dois anos, o educador concluiu o mestrado em Linguística e atende crianças no CAEEPB, após passar em concurso para o magistério público estadual. “Para mim, o autismo nunca foi uma barreira. Faz parte de mim e é como interajo com o mundo. A barreira no mercado de trabalho não é o autismo, mas a falta de inclusão e o capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência. Se você tiver um sonho, acredite nele”, ressaltou.

 

Fotos: Divulgação

 

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.