segunda, 16 de setembro de 2024
Euro 6.1925 Dólar 5.5818

SENADOR SERGIO MORO PODE PERDER O MANDATO HOJE; VEJA DETALHES DO JULGAMENTO

João Paulo - 01/04/2024 08:40 - Atualizado 01/04/2024

O senador Sérgio Moro (União) pode perder o seu mandato e ser cassado. Começa hoje o julgamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do senador. O julgamento acontece no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, presencialmente. Além desta segunda, o TRE também reservou a quarta (3) e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A data exata da conclusão vai depender da velocidade dos votos da corte, ou seja, o julgamento tanto pode durar os três dias, como pode terminar antes.

Moro, que entrou na política após ganhar projeção nacional sendo o juiz responsável pelos processos da Lava Jato, responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos. As ações contra Moro possuem teor similar e serão julgadas em conjunto pela corte. O julgamento ocorre após pelo menos duas mudanças de data.

Os processos foram movidos pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) em novembro e dezembro de 2022. Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do mandato dele. No curso dos processos, o senador negou as acusações. Em dezembro de 2023, ao prestar depoimento presencial no TRE, Moro afirmou que as acusações são levianas e que fez tudo “segundo as regras”. A equipe de Moro disse que o senador não vai se manifestar e não confirmou se ele participará, ou não, do julgamento.

Foto: Paulo Kreling/RPC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.