sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEPROMI REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO RACISMO NAS FINAIS DO BAIANÃO

LUIZA SANTOS - 28/03/2024 14:39

As partidas finais do Campeonato Baiano de Futebol 2024 contarão, mais uma vez, com uma campanha de combate ao racismo realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). A ação envolve a distribuição e exibição de materiais educativos durante a disputa pelo título de campeão estadual entre Bahia e Vitória. Os jogos acontecem neste domingo (31), no Barradão, e no dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova.

O objetivo da iniciativa, que conta com a parceria da Federação Bahiana de Futebol, é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei. “Os episódios de racismo nos estádios não são eventos isolados. Acontecem com frequência e, infelizmente, a falta de sanções para os responsáveis e a ausência de um amplo engajamento por parte dos clubes, federações e da sociedade civil na luta contra a discriminação contribuem para isso. Precisamos reforçar a mensagem que situações dessa natureza não podem ser toleradas e devem ser punidas, conforme prevê a legislação” destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

A última edição do Relatório da Discriminação Racial no Futebol registrou 233 casos de racismo durante a temporada de 2022, um aumento de 50% na comparação com o ano de 2021.

Foto: Maurícia da Mata/EC Vitória/Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.