sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LUDMILLA FISCINA PARABENIZA SALVADOR PELOS SEUS 475 ANOS

João Paulo - 28/03/2024 10:00

A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), parabenizando Salvador pelo aniversário de 475 anos, comemorado nesta sexta-feira, 29 de março. “A cidade do Salvador, notável em todo o Brasil e conhecida internacionalmente pela sua gastronomia, música, cultura e arquitetura, está entre as mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades planejadas do mundo, com influência africana em muitos aspectos culturais, que a intitula centro da cultura afro-brasileira. Foi a primeira capital do Brasil e o principal centro político e econômico até a transferência da capital para a cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1763”, destacou a deputada.

Fundação – Salvador foi fundada por Tomé de Sousa em 29 de março de 1549. O seu nome é uma homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, conforme o cristianismo seguido pelos colonizadores católicos do império português. Trata-se de toponímia do Brasil e também uma redução da primeira designação São Salvador da Bahia de Todos os Santos, pois, além do nome ter referência religiosa, remete-se ainda à baía na qual está situada, descoberta por Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio, em 1501, no Dia de Todos os Santos. Assim, ao longo do tempo as designações do nome variaram entre São Salvador, Cidade do Salvador e Salvador da Bahia.

No documento, a parlamentar também destacou o papel de Salvador na luta pela independência da Bahia, ocasião em que consagrou a independência do Brasil de Portugal, ressaltando o papel das mulheres nessa batalha.“Como Salvador é a capital da Bahia, sua independência, também chamada de Independência do Brasil na Bahia, foi motivada pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, cuja participação popular teve início em 19 de fevereiro de 1822, com desfecho em 2 de julho de 1823. Nesta data magna, além da presença do povo guerreiro, houve a participação importante de mulheres na luta contra as tropas portuguesas, vez que, nas batalhas, nomes como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa foram eternizados na história brasileira”, rememorou a deputada.

Território – Salvador possui área territorial de 693.442 km² e uma população de 2.418,005 milhões de habitantes. É a cidade sede da Região Metropolitana de Salvador (RMS), composta pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dia D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Simões Filho e Vera Cruz, o que lhe dá o título de terceira maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e a oitava do Brasil.

Foto: Aluísio Neto/Ascom Deputada

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.