segunda, 15 de abril de 2024
Euro 5.5233 Dólar 5.1909

EXPOSIÇÃO “INICIADAS: ANCESTRALIDADES CONTEMPORÂNEAS” TRAZ A EFERVESCÊNCIA DA ARTE BAIANA AO MAC BAHIA

Bruno Alves - 28/03/2024 18:52

Com abertura no dia 02 de abril, a mostra reúne obras de Tiago Sant’Ana, Rebeca Carapiá, Célia Tupinambá, Pedro Marighella, Anderson Ac. e Isabel Seifarth

 

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), instituição administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas”. A mostra, que ocorrerá entre os meses de abril e julho de 2024, traz uma visão vibrante e diversificada das expressões artísticas contemporâneas na Bahia.

“INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas” reúne obras de Tiago Sant’Ana, Rebeca Carapiá, Célia Tupinambá, Pedro Marighella, Anderson Ac. e Isabel Seifarth, seis talentosos artistas baianos da nova geração, cujo trabalho não apenas desafia as convenções tradicionais da arte, mas também reflete uma profunda conexão com suas raízes culturais e ancestrais. A exposição, em exibição na Galeria Contemporânea, é uma oportunidade imperdível para o público mergulhar na riqueza e na diversidade da produção artística baiana.

“Estamos muito orgulhosos de apresentar essa exposição que situa o MAC_BAHIA como um espaço das produções contemporâneas, principalmente dos artistas baianos e para o público baiano. Esta exposição é uma celebração da vitalidade e da criatividade desses artistas, cujo trabalho reflete as múltiplas facetas de nossa cultura e identidade”, comenta o diretor do MAC_BAHIA e curador da exposição, Daniel Rangel.

 

A mostra contará com obras comissionadas especificamente para o evento, algumas das quais se tornarão parte integrante do acervo do MAC_Bahia, enriquecendo a coleção do museu com trabalhos que abrangem diversas formas de expressão, incluindo pintura, escultura, instalação, vídeo-arte e muito mais. Uma pluralidade não só de linguagens, mas de perspectivas e narrativas que refletem sobre questões urgentes e relevantes, como identidade, memória, política e meio ambiente.

 

Aberta a partir do dia 2 de abril, às 18h, a exposição tem entrada gratuita e é aberta ao público.

 

Sobre o Museu de Arte Contemporânea da Bahia – O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, (MAC_BAHIA) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Aberto em outubro de 2023, o Museu dispõe de galeria ao ar livre, pista de skate, e espaços de convivência. O MAC_BAHIA funciona de terça a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 10h às 20h.

 

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Está na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Foto/Reprodução: Fernando Barbosa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.