Um total de 19 municípios baianos passará em breve por obras de infraestrutura, como em rodovias estaduais, aeroportos regionais e terminais hidroviários, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27) foram publicados os avisos de licitação a fim de contratar as empresas para executarem os serviços. A próxima etapa do processo licitatório, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, acontecerá na primeira quinzena do mês de maio.
Para o município de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, o Estado licita pavimentação do acesso à Cachoeira do Buracão, com extensão de 27,4 quilômetros. Já em Curaçá, as obras de acessos às comunidades de Agrovila de Riacho Seco, do Projeto Pedra Branca e do distrito de Pedra Branca, com extensão de 18,5 quilômetros também estão em licitação para pavimentação. O povoado de Canabravinha, em Paramirim, também está contemplado entre os editais para pavimentação de acessos, assim como os acessos à Pindobaçu, na BA-131, a travessia urbana em Mirante. Em Érico Cardoso, o Estado licita serviços de melhoramento do acesso ao município.
Para atender às demandas de infraestrutura, o Estado da Bahia também licita obras de construção de pontes em diferentes regiões. Em Érico Cardoso, está prevista a construção de três pontes sobre o Rio Morro do Fogo, oferecendo acesso seguro à comunidade de Morro do Fogo. Em Ibipitanga, uma ponte sobre o Rio Paramirim, no trecho urbano da BA-245, será construída, abrangendo uma área de 560 metros quadrados.
Além das obras de pontes, o governo estadual está empenhado em garantir a estabilidade e segurança das encostas em determinadas rodovias. Na BA-502, entre São Félix e Muritiba, será realizada a contenção de encostas, visando prevenir deslizamentos e garantir a fluidez do tráfego. Da mesma forma, na BA-001, entre Camamu e Valença, será executada a contenção de encostas em um trecho de 40 metros. Essas ações são fundamentais para proteger as vias e as comunidades adjacentes, promovendo a segurança dos usuários e a preservação ambiental.
Também tem investimento da Seinfra em Bom Jesus da Lapa, para onde está aberta a licitação de elaboração do projeto executivo para fornecimento e instalação de um sistema visual, no aeroporto do município. O Estado está focado ainda na implantação de sinalização luminosa padrão em aeródromos públicos.
Por fim, estão previstas obras de construção e recuperação de atracadouros em diferentes localidades costeiras. O atracadouro de Porto da Misericórdia, em Itaparica, será construído para facilitar o acesso marítimo à região, promovendo o turismo e a mobilidade local. Além disso, os atracadouros de Gamboa do Morro e Morro de São Paulo, em Cairú, e o atracadouro de Taperoá passarão por obras de recuperação estrutural.
Foto: Ascom/Seinfra