sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COM FÁBRICAS PARALISADAS NA BAHIA E SERGIPE, UNIGEL AGUARDA CUMPRIMENTO DE CONDIÇÕES PRECEDENTES PARA ATIVAR CONTRATO COM PETROBRAS

Emilly Lima - 28/03/2024 19:00 - Atualizado 30/03/2024

Com as atividades das fábricas de fertilizantes nitrogenados de Camaçari, na Bahia, e de Sergipe, paralisadas temporariamente, o que ocasionou a demissão de 255 funcionários, a Unigel ainda mantém uma infraestrutura mínima para manutenção e preservação dos ativos, além de cumprir os compromissos legais e socioambientais nos dois Estados.

No fim de fevereiro, a empresa apresentou um “Plano de Recuperação Extrajudicial” e conseguiu 90 dias de proteção para renegociar com credores uma dívida de R$ 3,9 bilhões.

“A Unigel suportou prejuízos durante todo o ano de 2023 e também em 2024, mas mesmo assim preservou a maior parte de seu quadro de funcionários, na expectativa de que fossem bem-sucedidas as negociações e frentes de trabalho buscando a redução do preço do gás natural via Governo Federal, bem como uma alternativa temporária via contrato de tolling, além da parceria estratégica em combustíveis renováveis junto à Petrobras, as quais não entraram em vigor até o momento”, detalhou a Unigel por meio de nota ao Bahia Econômica.

Sobre o contrato de tolling (industrialização por encomenda) com a Petrobrás, a empresa informou ao portal que segue no aguardo do cumprimento de condições precedentes, que foi submetido à análise do Tribunal de Contas da União (TCU) por questões de “governança interna da estatal”.

Apesar da espera, a Unigel reforça que acredita na sensibilização do Governo Federal, por meio do Congresso Nacional, e da Petrobrás, quanto às políticas de preço do gás natural destinado à indústria nacional que se encontra em grande parte combalida pela falta de competitividade gerada pelo alto custo dessa matéria-prima.

Em nota enviada à reportagem, a empresa ainda destaca que, caso as pendências e condições precedentes sejam cumpridas, uma reavaliação da retomada da produção poderá ser realizada.

“A empresa segue em busca de parcerias estratégicas com objetivo de viabilizar seus projetos e retomar produção o mais breve possível”, disse a empresa ao Bahia Econômica.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.