sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AUGUSTO VASCONCELOS PAUTA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CÂMARA

LUIZA SANTOS - 28/03/2024 19:55

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) discutiu, na manhã da última quarta-feira (27), os avanços e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, a audiência pública, mediada e proposta pelo vereador e Ouvidor-geral Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi construída a partir de denúncias formalizadas pela APLB-Sindicato referentes ao descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC ) firmado entre a Prefeitura de Salvador e o Ministério Público em 2023.

“Essas famílias não podem esperar. São pessoas que estão ansiosas para voltar aos estudos, mas estão encontrando dificuldades, justamente pela falta de políticas públicas, relacionadas à EJA. Sou professor, filho de professora de escola pública e temos histórias muito comoventes de pessoas que começaram a ler, letreiros de ônibus, depois de 60/65 anos e começaram a escrever livros. É impressionante como a educação transforma a vida das pessoas e temos nos empenhado muito para que a EJA seja uma pauta prioritária da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou Augusto em entrevista à TV e Rádio CAM.

O evento contou com a presença de profissionais da educação, estudantes e familiares, que na oportunidade denunciaram ao promotor de justiça Dr. Valmiro Santos, titular da Promotoria de Justiça de Educação da capital, descumprimentos graves, como a falta de Formação Continuada relacionada à EJA .

Diretora da APLB, a professora Arielma Galvão destacou o impacto causado pelo fechamento das 44 unidades escolares próprias para a Educação de Jovens e Adultos e lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED) na audiência. O órgão foi convidado a participar do diálogo, contudo, não compareceu ao evento.

“Às vezes tentam nos corrigir dizendo que não foram escolas. Foram sim! Porque, o que acontece? O que a gente está falando de escolas de EJA? A escola durante o dia funciona com outras ofertas de ensino, voltadas para fundamental II e à noite, essas escolas ofertavam a Educação de Jovens e Adultos. A Prefeitura fechou todas as turmas do noturno. Então, se ela fecha todas as turmas, ela está fechando uma escola de Educação de Jovens e Adultos que naquela parte do dia funcionava”, destacou Arielma.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.