Trabalhadores de carteira assinada com renda de até R$ 2.640 poderão contratar, em até 15 dias, financiamentos do Minha Casa, Minha Vida utilizando depósitos futuros que o empregador fizer no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em abril, a Caixa Econômica Federal oferecerá linhas de crédito do FGTS Futuro.
O banco confirmou que começará as operações dessa modalidade de crédito nas duas próximas semanas. Na teoria, a instituição financeira teria até 90 dias após estabelecer as normas operacionais para começar a comercializar o FGTS Futuro, mas o prazo foi antecipado.
Para solicitar o financiamento habitacional, o mutuário deverá solicitar a caução dos créditos existentes nas contas do FGTS por 120 meses. A autorização poderá ser realizada diretamente pelo aplicativo FGTS.
Durante a contratação, o banco informará ao funcionário o valor da prestação e a possibilidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. O mutuário deverá escolher a modalidade de crédito. Se optar pelo FGTS Futuro, os depósitos que forem feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.
(Correios)
Foto: Divulgação