sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SALVADOR RECEBE PRIMEIRA CLÍNICA MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADA EM JOVENS E ADULTOS COM TEA DA BAHIA

LUIZA SANTOS - 26/03/2024 19:37

A busca por orientações e tratamentos para jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem crescido no Brasil, principalmente considerando o número de diagnósticos tardios neste grupo, o que tem afetado diretamente a qualidade de vida destes indivíduos. Com a missão de contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, assim como promover a autonomia, qualidade de vida e protagonismo de jovens e adultos autistas, a AutismA surge como um novo horizonte da inclusão e cuidado dedicado a essa parcela da nossa sociedade e será a primeira clínica multidisciplinar especializada na Bahia exclusivamente para esta faixa de idade. Sua inauguração acontece, neste mês, em Salvador, e será um marco histórico para o estado e para a população em busca de apoio e orientação para jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

Apesar do autismo ser uma condição para a vida toda, infelizmente a assistência e discussão sobre este transtorno na fase adulta é ainda bastante restrita, mas requer muita atenção. É de extrema necessidade que a sociedade compreenda seu funcionamento em cada uma das fases de vida do indivíduo. Dessa maneira, é possível proporcionar qualidade de vida e inclusão social das pessoas autistas. A clínica multidisciplinar, fundada por cinco sócias de diversas áreas de atuação no tema e cuja responsável técnica é a renomada neuropediatra Dra. Rachel Silvany, vem preencher uma lacuna importante no atendimento especializado para jovens acima de 12 anos e adultos com TEA, que muitas vezes são negligenciados ou não recebem a atenção necessária no cenário atual em nosso Estado.

“Os autistas crescem e precisam de um acompanhamento especializado e individualizado, assim como as crianças com TEA”, alerta Dra. Rachel Silvany.

Em um ambiente afetivo e acolhedor, a AutismA contará com uma equipe especializada e interdisciplinar, formada por médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, sexólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, acompanhante terapêutico (AT), educadores digitais, teatrólogos, educadores físicos, professores de artes marciais (karatê) entre outros, para atender às necessidades dos pacientes de forma individualizada, proporcionando o desenvolvimento de suas próprias potencialidades e de uma vida funcional de qualidade.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.