Na primeira reunião realizada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial – Cedeter, no ano de 2024, temas como a Participação Social no PPA – Plano Plurianual 2024/2027, o esforço para realização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF e o edital Ciência na Mesa foram discutidos pelos representantes dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável com os secretários do Planejamento, de Desenvolvimento Rural e de Ciência e Tecnologia, respectivamente, Cláudio Peixoto, Osni Cardoso e André Joazeiro. Além dos secretários estaduais, gestores de diversas secretarias estaduais também participaram da plenária do Cedeter realizada, na manhã desta terça-feira (26), na Secretaria do Planejamento – Seplan, localizada no Centro Administrativo.
Na abertura do encontro do Conselho, formado paritariamente por 14 membros do governo estadual e 14 representantes dos Codeter, Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável, o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, destacou a diretriz de gestão traçada pela Seplan no sentido de valorizar a organização, o funcionamento e a diversidade na atuação dos colegiados, garantindo o apoio institucional, e o desafio de manter a rede formada pelos servidores públicos para a construção do PPA, mobilizada durante a sua governança nos próximos quatro anos.
“A presença dos secretários estaduais nesse primeiro encontro fortalece a atuação do Cedeter, espaço de governança fundamental no ciclo de planejamento. “Nós vamos fazer um trabalho forte junto às secretarias para que haja a compreensão de que cada território de identidade é importante para os colegiados e para que não só a formulação das políticas, como também a sua execução se dê em observância ao princípio da territorialidade”, defende o secretário do Planejamento.
Em seguida, a Coordenação Executiva de Planejamento Territorial da Seplan apresentou uma plataforma de BI (Business Intelligence) que está em fase final de desenvolvimento, como parte do processo de devolutiva da Escuta Social realizada durante a construção do PPA. O painel que será disponibilizado em breve no site do PPA, analisa os dados das propostas da sociedade baiana acolhidas durante as 27 plenárias territoriais e enviadas pelos conselhos estaduais de políticas públicas, que foram associadas às iniciativas programadas pelas secretarias e órgãos estaduais.
Foto: Lucas Silva – Ascom/Seplan