Nos dias 19 e 27 de fevereiro, o Instituto Locomotiva e o QuestionPro realizaram a pesquisa para determinar a intenção de consumo dos brasileiros na Páscoa de 2024. O levantamento, que entrevistou cerca de 1.515 pessoas de todas as regiões do Brasil, mostra que 82% dos respondentes irão comemorar a data, sendo que a maioria prefere celebrar com um almoço familiar. Somente 25% costumam ir a eventos religiosos e 21% trocar ovos de chocolate ou presentes na ocasião. Para 88% dos entrevistados, a Páscoa é um momento para se passar com a família. Os dados ainda indicam que 75% dos brasileiros que pretendem presentear alguém escolhendo por ovos de Páscoa.
O estudo mostrou que as recordações de infância têm um grande impacto nas tradições e comportamentos culturais dos brasileiros: 67% dos brasileiros receberam ovos de Páscoa na infância, o que indica, para a maioria, a experiência da Páscoa está diretamente ligada a lembranças afetivas de celebrações em família. Há uma variação significativa nesta tradição entre as classes sociais. Enquanto 76% dos indivíduos de classes mais altas (classe AB) afirmam ter recebido ovos de Páscoa na infância, este número diminui para 57% entre os de menor poder aquisitivo (classe DE), mostrando uma discrepância marcada pela renda familiar.
Em relação ao comportamento de consumo dos brasileiros, a pesquisa indica que, apesar de um em cada cinco brasileiros costumarem celebrar a data trocando presentes no domingo de Páscoa, 88% dos entrevistados mostraram a intenção de comprar produtos relacionados à data em 2024. Ao serem questionados se compraram esses produtos em 2023, uma parcela significativa, mas menor (73%), disse que sim.
Entre os que planejam gastar com itens da Páscoa, 30% disseram que o orçamento é de até 100 reais e 28% pretendem gastar até 200 reais. Somente 8% dos entrevistados devem investir mais de 500 reais nos itens. Ainda neste grupo, 69% devem desembolsar mais ou o mesmo montante que no ano passado com produtos da Páscoa. Dentre os grupos demográficos, as crianças serão as mais presenteadas, com 56% dos brasileiros pretendendo dar presentes relacionados à Páscoa para elas, número que aumenta para 67% entre quem tem filhos.
Foto: Divulgação